terça-feira, 26 de maio de 2015

Gestão de Pessoas nas Organizações - Organizações

O ser humano é um ser gregário, não vive isoladamente e busca, na interação e na constituição de diferentes tipos de grupos, encontrar satisfação de suas necessidades e de contribuição para o desenvolvimento coletivo. Essa relação é de trocas onde ambas as partes sofrem influências. Hall (2004, p.4) observa que:

As grandes transformações sociais da história têm sido essencialmente baseadas em organizações. A ascensão do Império Romano, a disseminação do cristianismo, o crescimento e o desenvolvimento do capitalismo e do socialismo foram realizadas por meio de organizações. A eliminação do lixo tóxico, a energia nuclear, o terrorismo, o desemprego, o aborto e todos os temas com os quais se depara a sociedade contemporânea são impossíveis de ser compreendido sem se considerar seu contexto organizacional.

Pela observação acima podemos notar a importância das organizações em nossas vidas e o impacto que elas causam não só na atualidade mas desde sempre. Uma organização nasce do desejo de satisfazer uma necessidade. Um restaurante, por exemplo, é constituído para satisfazer a necessidade das pessoas de consumirem alimento fora do seu domicílio. Nesse sentido um restaurante integra recursos como estrutura física composta por cozinha, depósito, banheiros, sala de refeição, móveis e utensílios diversos. Também encontramos matéria-prima como legumes, temperos, produto de mercearia e outros tantos materiais diversos. Porém, mesmo com todos esses recursos disponíveis, nada aconteceria sem existir a ação humana, os alimentos não vão sozinhos para a panela e nem sabem decidir como se unir para se transformarem em pratos saborosos.

Assim as organizações nascem também da ação humana e são compostas por pessoas que constituem a sua força de trabalho, mas que não trabalham isoladas, interagem com outras pessoas que estão fora de seu ambiente, como, por exemplo, fornecedores, comunidade e com seus clientes.

As organizações são compostas por pessoas e essas pessoas acabam injetando dentro das organizações suas culturas e características peculiares. Podemos então pensar que, assim como as pessoas são diferentes as organizações também são diferentes umas das outras e com tantas interações acontecendo, tanto interna como externamente, e com pessoas que possuem características diferentes, desejos, motivações diferentes podemos imaginar a complexidade possui um ambiente organizacional.


Mesmo quando não estamos prestando atenção estamos realizando análise sobre as organizações. Como? Pense no seu dia a dia você analisa onde comprar os produtos que consome como alimentos, roupas, sapatos. Reflete sobre a escolha da escola que você ou seus filhos irão estudar, a igreja que irá frequentar, além dos diferentes grupos dos quais poderá fazer parte. Um bom exemplo de grupo, aliás o primeiro a que pertencemos, é o de família, depois veem as escolas, as igrejas, os hospitais e as diversas organizações com ou sem fins lucrativos.


Referência: HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8 ed. São Paulo; Pearson, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário